Alterações liberadas no mês de Novembro 2021
Veja abaixo as liberações realizadas.
Semana 02
Versão 2.8.9/28
Liberações do dia 09 de Novembro
Balcão/Caixa - Cadastro de clientes
O sistema de loja permite a inserção de clientes a partir do módulo balcão e módulo caixa. Esse cadastro deve ser ágil, por isso possui poucos campos para informar. Mas, nessa jornada, o campo de tipo do cliente pode assumir um papel importante, sendo necessário estar também disponível para cadastro rápido.
Dessa forma foi inserido o campo 'Tipo de cliente/fornecedor' na tela de cadastro de clientes, aba Outros dados.
Balcão - Finalizar pedidos
Foi criado um novo status para o pedido, o 'Finalizado'. O Pedido será finalizado automaticamente após ter sido confirmado, faturado e entregue.
Na tela de registros de pedidos, no filtro status foi adicionado o novo tipo.
Caixa - Identificar cliente
Atualmente o sistema de loja permite identificar o cliente no recebimento do caixa somente nos casos em que a venda/pedido estiver com o cliente como 'Consumidor não identificado'. O sistema foi alterado de forma que seja possível identificar o cliente também nos casos onde o consumidor estiver com o nome identificado.
Para os casos onde a venda/pedido estiver com o cliente cadastrado identificado, continuará como atualmente, sem permitir trocar o cliente (isso garante que as possíveis análises de crédito e comercial sejam mantidas).
🛠 Manutenções
Balcão - Telas de consulta de clientes - Pesquisar cidades
As telas de consulta de cidade exibidas nas consultas de cliente do módulo balcão, devem permitir que a pesquisa pelo filtro descrição seja realizada corretamente.
Balcão - Espelhos
Os espelhos de proposta, venda e pedido exibem uma marca d'água quando estão abertos ou cancelados. Essa marca d'água será impressa em todas as páginas, atualmente, ela é impressa somente na primeira página.
Além disso, foi alterada a descrição da marca d'água nesses espelhos, para ficar mais fácil de identificar o registro de proposta, venda ou pedido.
Semana 04
Versão 2.8.10/29
Liberações do dia 22 de Novembro
Balcão - Devolução - Emissão de NFe a partir de devolução
O sistema de loja permite a realização de devoluções de mercadorias, realizando assim a entrada no estoque e a criação da nota de débito para o cliente. Além disso, tem-se a necessidade de realizar também o lançamento fiscal através da NFe. A partir dessa versão será disponibilizada a geração da NFe a partir da devolução.
No mais opções dos registros de devolução, foram disponibilizadas as funções para emissão de NF-e no espaço destinado a documento fiscal.
- Vincular documento fiscal - Essa ação servirá para vinculação manual de um documento fiscal, caso não tenha encontrado a venda na base do loja.
- Emitir NF-e - Solicita a autorização da nota.
- Consultar status NF-e - Abre a tela com o status do documento fiscal.
- Cancelar NF-e - Permite a confirmação e solicita o cancelamento do documento fiscal.
- Emitir DANFE - Exibe em tela o DANFE do documento fiscal.
Balcão - Venda - Visualizar data de emissão do documento fiscal
O sistema de lojas armazena algumas informações do documento fiscal emitido, como o número, a chave de acesso, a série e o COO.
A partir dessa versão também será armazenada a data de emissão do documento fiscal, para facilitar a auditoria de dados quando o documento fiscal é emitido em data diferente da confirmação da venda.
Essa informação será visualizada na tela de consulta da venda, na parte reservada ao resumo, como mostra a imagem a seguir:
🛠 Manutenções
Caixa - Revisão no cálculo do valor da nota de débito gerado pela devolução
Revisado o cálculo do valor da nota de débito gerado pela devolução. Quando a venda/pedido sofrer alteração após a finalização do atendimento, o sistema irá recalcular corretamente os valores para a geração de nota de débito, quando houver vinculação de devolução com valor maior.
Versão 2.9.0/29
Liberações do dia 23 de Novembro
Balcão - Proposta/Pedido/Venda/Devolução - Ordenação de registros
Nas listas de consulta de Proposta, Pedido, Venda e Devolução, do módulo balcão, não é possível definir a ordenação dos registros, ao contrário do que ocorre nas demais listas do sistema. Essas listas vêm por padrão com a ordenação por Número do maior para o menor, porém no sistema, apenas visualmente, não é possível identificar qual a ordenação aplicada na lista.
Nessa versão foi implementada a possibilidade de ordenar as listas, por número, data hora, cliente, vendedor, valor e status, como mostra a imagem a seguir:
🛠 Manutenções
Caixa - Recebimento de títulos
Alteração realizada no recebimento de títulos. Quando o valor de métodos de cartão for maior que o valor baixado, o sistema deve bloquear o recebimento. Isso porque não existe troco de cartão e também não há geração de nota de débito para diferença de cartão.
Caixa - Vinculação de devolução
O recebimento de venda no caixa permite ao usuário vincular uma devolução. Essa ação deve ser restrita apenas a devoluções válidas. Alteração realizada para não considerar as devoluções canceladas nesta operação.
Entrega - Finalizar coleta de itens que usam lote
No módulo de entrega, o botão de finalizar coleta exibido na tela de lotes de item não é bloqueado quando acionado, permitindo assim que a rotina de finalização da coleta seja executada mais de uma vez.
Para garantir a segurança da ação, o sistema irá bloquear o clique duplo no botão.
Caixa - Estorno de recebimentos
No módulo de caixa do sistema de lojas, é possível cancelar um recebimento de venda ou pedido. Para realizar esse cancelamento, o caixa deve estar aberto e, no caso da venda, não pode haver documento fiscal emitido. Nos casos do pedido, não pode haver faturamento.
Atualmente o sistema realiza as validações corretamente, porém, a saída do caixa é feita mesmo que o processo de origem não permita o estorno.
Realizada então a correção para não permitir o estorno de valores no controle de caixa quando o sistema emitir validações de bloqueios.