Alterações liberadas no mês de Setembro 2021

Veja abaixo as liberações realizadas.

Semana 02

Versão 2.8.1/20

Liberações do dia 09 de Setembro

Balcão - Vendas

Criado o novo filtro 'Status doc.' na consulta de vendas, para agilizar a consulta das vendas que possuem ou não documento fiscal emitido.

Filtro Status doc

Acesso em: Balcão > Vendas> Consultas

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Balcão - Devoluções

As devoluções que são iniciadas e não processadas são inseridas no sistema com status "Em digitação". Atualmente o usuário consegue prosseguir com a edição da devolução acessando a opção editar na consulta de devolução. A partir dessa versão também será permitido que o usuário cancele esses registros.

Cancelar devolução

Acesso em: Balcão > Devoluções> Consultas

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Balcão - Atendimento

No cadastro do cliente do M2, há uma parametrização que permite ao usuário definir qual o comportamento daquele cliente referente às datas de vencimento. Implementada a mesma lógica no sistema de Loja para respeitar o cadastro cliente.

Quando no atendimento for criada uma Venda/Pedido/Proposta a prazo, na finalização do processo o sistema vai inserir na data de vencimento das parcelas:

  • Padrão: O sistema deve montar as parcelas conforme a condição.
  • Nos dias da semana: O sistema deve gerar as parcelas sempre nos dias especificados. Exemplo: se o cliente tem configurado que o vencimento deve cair só na segunda e terça, e pelo cálculo da condição o vencimento caiu numa quarta, deve ser repassado o vencimento para a próxima segunda.
  • Nos dias 'x' e 'y' do mês: O sistema deve sempre pegar o dia 1 para a primeira parcela do mês e o dia 2 para a segunda parcela, nos casos em que a condição tenha calculado duas parcelas no mesmo mês. E sempre deve colocar para o próximo vencimento válido. Por exemplo: A condição calculou o vencimento da parcela como 11/05 e o campo "dia 1" está como 10, será inserido o vencimento para dia 10/06. Se a condição calculou o vencimento da parcela como dia 07/05,será inserido o vencimento como dia 10/05. Para especificar apenas um dia como vencimento, deixar o campo 'x' com a data e o 'y' manter vazio.

Cadastro de clientes

Acesso em: Balcão> Atendimento

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Configuração - Tipo da nota de débito

O saldo não utilizado de devolução feita no loja são enviados para o M2 como registro de nota de débito. Assim também acontece com a diferença (a maior) de valor recebido em cheque nas vendas ou nos títulos.

Para criar esse registros no M2, o loja possui configurações de tipo a pagar para nota de débito gerada a partir da devolução e valores do cheque. Atualmente é possível configurar apenas um tipo de contas a pagar para ND de devolução e outro para ND de diferença de cheque.

A partir dessa versão essa configuração será aumentada, permitindo o usuário configurar esses tipos por filial.

Tipo de nota de débito

Acesso em: Configurações > Integração M2> Tipo da nota de débito

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🛠 Manutenções

Caixa - Cadastro de cheques

O processo de cadastro de cheques foi alterado, para não permitir que a data de vencimento nem a data de previsão de vencimento seja menor que a data de emissão, evitando assim problemas na integração com o sistema M2.

Caixa - Outros movimentos de saída

O módulo de caixa do sistema de loja possui a função de outros movimentos. Nessa função, é possível realizar saídas e entradas.

Há uma inconsistência nesse processo quando um caixa é aberto com um valor de troco e a primeira movimentação a ser feita é uma saída a partir da função "outro movimento". O sistema deve exibir corretamente o valor de dinheiro contido no caixa para a movimentação de saída.

Parametrização - Pesquisa de itens

Na parametrização do módulo balcão, ao abrir a lista para configuração de itens e tentar realizar uma pesquisa utilizando o campo pesquisa geral o sistema estava apresentando inconsistência. Realizada correção no filtro para que liste corretamente os itens especificados no mesmo.

Balcão - Pedidos

O pedido é o processo do loja que permite ao usuário inserir itens adquiridos pelo cliente que não serão entregues na sequência, geralmente por conta de uma entrega planejada ou por uma necessidade de compra dos itens que o usuário pediu.

Quando o pedido é coletado, o seu faturamento é disparado. Nesse momento, o sistema gera o registro de venda para indicar que o pedido foi efetivado.

A entrega do pedido pode demorar mais do que o previsto, e a data de previsão que foi inserida ainda no pedido pode não ser cumprida. Por isso, é necessário que o faturamento do pedido considere como a data da entrega sempre a data atual e não a data que foi estimada quando o pedido foi lançado.

Entrega - Geração de notas

Quando um pedido possui ou não faturamento antecipado, após inserir ele em um planejamento, seja ele terceirizado ou próprio, e realizar o seu faturamento, na nota fiscal gerada o sistema deve exibir corretamente os dados da transportadora, veículo e UF.

Searchfield de filiais

No cadastro de filiais do M2, temos 3 campos de identificação: Razão social, Nome fantasia e apelido. Razão social e nome fantasia são dados fiscais, e apelido é um dado que o usuário tem mais liberdade para escolher.

Atualmente os searchfields de busca do loja exibem o nome fantasia. Em alguns casos, na configuração, exibimos a razão social. Isso acaba dificultando o usuário que precisa encontrar a filial, que pode ter a mesma razão e a mesma fantasia quando se encontra na mesma raiz de CNPJ.

Alterados os searhcfields de busca de filial e também as telas de lista para exibir o apelido das mesmas.

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Semana 03

Versão 2.8.2/21

Liberações do dia 13 de setembro

Caixa - Controle de caixa - Totalizadores

Na tela de resumo dos totalizadores do caixa, foram feitas algumas melhorias para a visualização dos métodos.

Para as entradas, nos tipos: vendas à vista, pedidos à vista, recebimentos e outras entradas, foi inserido o somatório dos movimentos de origem 'Recebimento de venda/pedidos', 'Recebimento de títulos' e uma seta onde é possível visualizar o detalhamento por método.

Para as saídas foram feitas as mesmas alterações nos tipos: sangrias e outras saídas.

Totalizador caixa

Acesso em: Balcão> Controle de caixa

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Entrega - Integração pedidos do M2

O módulo de entrega do loja recebe pedidos que estão na caixa de faturamento do M2. Os pedidos da caixa do faturamento não podem estar conferidos.

Quando o pedido é removido ou conferido na caixa de faturamento do M2, ele é interrompido no loja mas atualmente não é exibido a descrição do status na lista.

Nesta versão será exibido o status interrompido na lista de entregas para os pedidos com status pendentes que saíram da caixa de faturamento do sistema M2.

Pedidos M2

Acesso em: Entrega> Pedidos sincronizados do M2

🛠 Manutenções

Caixa - Controle de caixa

  • Alteração na tela de detalhes de movimentos - saldo inicial.

    A tela de controle de caixa exibe o extrato de movimentos. A primeira linha é sempre o valor do saldo inicial originado do fechamento anterior. Essa linha insere na coluna de 'entrada' o valor contido no caixa ao abrir, mas o correto é deixar apenas no saldo, por isso, foi ocultado o valor da coluna 'entrada' para o método Saldo inicial da origem fechamento anterior.

  • Correção no rastreio de movimentos por tipo de método. A tela de controle de caixa exibe no cabeçalho um total de registros por método. Quando clicamos na lupa, o sistema abre o detalhamento daquele método. Esse detalhamento exibirá os valores conforme o controle de caixa selecionado por turno não mais pelo caixa aberto.

  • Alterado os históricos dos movimentos enviados para o M2. Melhorado o histórico e observação dos movimentos enviados para o M2. Atualmente o sistema insere apenas a descrição "Integração fechamento caixa - LOJA". A partir dessa versão vai inserir mais informações, de forma que seja possível identificar qual o registro foi agrupado. Exemplo: "Integração fechamento caixa - LOJA - VENDAS - DINHEIRO", ou "Integração fechamento caixa - LOJA - PEDIDO - DINHEIRO", ou ainda "Integração fechamento caixa - LOJA - TITULO- ND REF. DIFERENÇA CHEQUE".

Balcão - Devolução

Ao cancelar uma devolução com status "Digitada" o sistema está atualizando o campo 'Saldo Devolução' no item da venda. Devido a isso, está acontecendo de aparecer quantidade para devolução maior que a quantidade efetivamente vendida. Esse problema não resultava em grandes discrepâncias, pois ao tentar vincular a devolução à venda, o sistema valida a quantidade devolvida com a quantidade vendida, impossibilitando que fosse devolvido mais do que foi vendido.

Nessa versão foi realizada a correção no cancelamento de devoluções digitadas, para que não altere o campo saldo devolução.

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Versão 2.8.3/22

Liberações do dia 16 de Setembro

Balcão - Data de emissão do documento fiscal

Acontece com muita frequência de ter uma venda cadastrada em um dia e o documento fiscal ser emitido em outro. Atualmente o sistema emite o documento fiscal com a mesma data da emissão da venda.

Nessa versão, o sistema vai permitir que o usuário decida qual a data de emissão do documento fiscal nos casos em que a emissão da venda não for a data atual.

Data emissão doc. fiscal

Acesso em: Balcão > Emissão doc. fiscal

Balcão - Atendimento (Detalhes dos itens)

No atendimento é possível visualizar a tela de detalhes dos itens em dois pontos, antes do item adicionado e depois do item adicionado.

Essas telas sofreram algumas alterações para exibir as descrições adicionais, permitir consultar e inserir anexos nos itens.

Além disso, o layout da tela foi modificado, deixando as informações mais organizadas.

Detalhes dos itens

Acesso em: Balcão > Atendimento

Integração - Geração do arquivo de estoque no PDV para o Bloco X

Implementada a rotina que busca os dados de estoque do sistema M2 para montar o arquivo XML de envio de estoque no sistema PDV.

Essa alteração irá suprir as exigências do Bloco X.

Em conjunto com essa versão do sistema de loja, é necessário atualizar o sistema PDV para a versão 1.7.2-44.

🛠 Manutenções

Entrega - Planejamentos

No módulo de entrega do sistema de lojas há o recurso de planejamento de entregas. Esse recurso é utilizado para que o usuário possa organizar suas entregas.

Ao entrar na tela de consulta, o sistema está mostrando os planejamentos de todas as filiais.

Alteração realizada para carregar por padrão somente os planejamentos da filial logada.

Balcão - Devolução

Atualmente não é possível selecionar mais de um item para devolução, apesar de selecionar vários, somente o último é adicionado à lista.

Alteração realizada na seleção dos itens da devolução permitindo que os itens selecionados sejam carregados corretamente na tela de devolução.

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Semana 04

Versão 2.8.4/23

Liberações do dia 23 de Setembro

Entrega - Planejamento

O módulo de entrega do sistema de lojas possui uma lista de planejamentos. Essa lista pode ser acessada através do menu de planejamentos, nela foi adicionada a lupa em cada planejamento para visualização dos detalhes da entrega e também inserido o filtro Filial, para filtrar os planejamentos por filiais.

Detalhes entrega

Acesso em: Entrega > Planejamentos

Entrega - Todas as entregas

A consulta de vendas e pedidos do módulo entrega foi alterada para exibir o tipo e o número do documento fiscal vinculado a venda e a identificação de faturamento antecipado para os pedidos. Para as vendas que não possuem doc. fiscal bem como as que não possuem faturamento antecipado, nada será exibido.

Entrega doc. fiscal

Acesso em: Entrega > Entregas

Balcão - Pedidos

A tela de consulta de pedidos foi alterada para identificar quais registros já tiveram faturamento antecipado. Quando o pedido já tiver o faturamento antecipado realizado, ou seja, tiver uma venda confirmada vinculada ao pedido, aparecerá uma coluna entre o status e o status da entrega.

Ainda na tela de consulta de pedidos foram criados dois novos filtros avançados: 'Fat. Antecip' (filtra os registros que tiveram ou não o faturamento antecipado realizado) e 'Status entrega' (filtra os registros com o status em que se encontra a entrega do pedido).

Registro de pedidos

Acesso em: Balcão > Pedidos

Caixa - Notas de débito Atualmente o Loja possui apenas uma origem para as notas de débito na integração com M2. Neste cenário, não é possível diferenciar as notas de débitos que foram geradas a partir de uma baixa de título, diferença de recebimento com cheque ou devolução de venda.

Criado em parceria com o M2 novas origens na integração entre os sistemas, são elas:

  • 4 - Recebimento de títulos com cheque.
  • 5 - Recebimento de títulos.
  • 6 - Devolução.

Acesso em: Caixa> Recebimento

🛠 Manutenções

Atendimento - Vincular propostas

A vinculação de propostas em um atendimento passou por algumas alterações referente a inserção dos dados do cliente e valores de frete/outras despesas.

Quando o usuário selecionar propostas diferentes ou já ter informado dados no assistente, o sistema se comporta da seguinte maneira: - Para o valor do frete e das outras despesas, buscar o maior valor e inserir no atendimento. - Quando o atendimento estiver como "Consumidor não identificado", irá verificar se uma das propostas está com o consumidor identificado. Se sim, setar esses dados no atendimento, setar o nome, cnpj/cpf, tipo pessoa, dados de endereço e observações. - Se o atendimento estiver como consumidor identificado ou cliente informado, não realizará nenhuma interação.

Entrega - Pedidos sincronizados do M2

É possível realizar através do módulo "Entregas" do Loja, a entrega de itens de pedidos realizados pelo M2. Nesses casos, o usuário vai até o módulo de entregas do loja e realiza a sincronização dos pedidos que estão na caixa de faturamento do M2. Até então não existia nenhuma tratativa para registros do M2 que tenham o processo de entrega iniciado no Loja.

A partir dessa versão, no módulo de entregas, ao iniciar coleta de um pedido cuja origem é o sistema M2, será alterado o status do item da caixa de faturamento no M2 para Iniciado, isso o impedirá de realizar ações nesse pedido. Caso o usuário opte por desfazer o início da coleta, o sistema deverá voltar para Liberado, podendo então trabalhar com ele lá no M2. Ao realizar a conferência de fato, na finalização da coleta o sistema vai alterar o Status para finalizado.

Semana 05

Versão 2.8.5/24

Liberações do dia 30 de Setembro

Balcão - Utilizar notas e débito e adiantamentos para abatimentos nas vendas

Atualmente o loja já possui os métodos do tipo Adiantamento/Nota de débito e permite seu uso no recebimento de títulos. Nessa versão será permitido que o usuário também consiga usar esses valores no recebimento de venda.

Detalhes da alteração:

No atendimento, ao identificar o cliente um informativo com as notas de débito e adiantamentos será exibido na tela de resumo dos dados do cliente.

Resumo cliente

Os métodos Nota de débito e Adiantamento serão tratados como métodos à vista. Nas telas de finalização da Venda/Pedido/Proposta e alteração de métodos nas consultas de Venda/Pedido/Proposta, será permitido definir valores para esses métodos quando o cliente possuir saldo.

Cabe lembrar que os métodos adiantamento e nota de débito devem estar inseridos nas condições à vista, para serem exibidos na finalização da venda.

No caixa ao iniciar um recebimento, se o cliente possuir notas de débito ou adiantamento, também será exibido o informativo com o saldo dos métodos, eles também serão exibidos na listagem de métodos à vista para definição dos valores.

Receber AD e ND

Após finalizar o recebimento será realizada a baixa da nota de débito ou adiantamento no sistema M2 (colocando como conta financeira a conta vinculada do caixa do loja) e o movimento de entrada no controle de caixa do Loja.

No fechamento do caixa, o movimento dará uma entrada na conta financeira do sistema M2.

Nas parametrizações de Integração M2 foi criada a configuração 'Método de baixa para Notas de Débito/Adiantamentos', nela deve ser informado qual o método de pagamento será utilizado para a baixa dos títulos (ND ou AD), nessa configuração só serão aceitos métodos do tipo dinheiro.

Configuração métodos

Acesso em: Balcão > Atendimento

Acesso em: Caixa > Recebimento

🛠 Manutenções

Caixa - Recebimento de títulos

Após realizar o recebimento do título, a tela de registros irá limpar o campo "Cliente" e remover todos os títulos da lista. Deixando a aba de recebimento de títulos no caixa exatamente igual a quando foi aberta. Diminuindo assim as chances de realizar duas vezes o mesmo recebimento. Atualmente a consulta dos títulos é realizada diretamente no sistema M2 e portanto, se houver alguma lentidão momentânea na integração entre os sistemas ou internet, mesmo após receber no Loja é possível que na listagem o título ainda não tenha sido baixado.

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